quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Zugota! Resenhas!: Cidade das Sombras: O Guardião

 Aviso: Spoilers! Então se você é uma pessoa sensata que não é afetado por Spoilers leia esse review!

 Uma combinação super bizarra, porém bem feita, de fantasia do genêro espada e feitiçaria, investigação policial com um toque da sombra gótica. São esses os elementos que compõe o livro "Cidade das Sombras: O Guardião" o primeiro de uma série escrito por Daniel Polansky.
 O personagem principal é uma espécie de Sherlock Holmes bom de briga somado á um traficante de drogas do mundo da Fantasia (o entorpecente é chamado de Sopro de Fada! ashdaushdu). Ele não possui nome e é chamado pelos outros personagens apenas de O Guardião. 
 Por motivos os quais julga corretos. Investiga uma série de assassinatos cometidos contra crianças. E aí vem toda a história cheia de reviravoltas e contratempos para o herói com "cara" de anti-herói. Não vou desenvolver nem resumir a trama, pois vai dar muito trabalho além do fato de ser muito complexa e verossímil. Só saiba que tem a ver com magia e umas doideiras.

 O único problema do livro é que a parte Fantástica fica minguada, pois o gênero de suspense e investigação, após os primeiros capítulos, toma conta da narrativa. O fato de existir magia se torna um tanto banal embora seja a chave da resolução do mistério.

 Eu pessoalmente não daria um excelente ao livro. Embora eu goste da parte fantástica, romance policial nunca me agradou e referências góticas são completamente o contrário do que eu curto.
 Porém a qualidade do livro realmente está acima da média. Ultrapassa de longe Crônicas de Nárnia, Peter Jackson e fica muito perto de Sherlock Holmes. 
 Ele é merecedor de algumas horas do seu dia. A leitura te envolve. 

 The spirit of Cidade das Sombras is with you!

Nenhum comentário:

Postar um comentário