quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Zugota! Synth Music!: O quanto devemos pagar por música?

 Tava na moral de escrever um texto enorme com baita retórica desnecessária, mas responderemos de lata com a opinião Zugota!

 Devemos pagar nada. Devemos doar diretamente.
 Por que?

 Primeiro de tudo, quem lucra quando você compra um CD ou música no iTunes (ou similar) não é o artista, e sim a gravadora, a loja online etc... Eles recebem menos da metade. No iTunes, presume-se que quando você paga 99 centavos, apenas 20 vão ao artista. Imagine 1000 músicas vendidas, um valor alto. O infeliz recebe 200 dólares ou mais ou menos 400 reais. Cara, isso é metade de um salário mínimo. Enfim, uma baita pobreza.

 Contudo, não devemos deixar de pagar os artistas. Caso contrário, ninguém mais vai se sentir estimulado a produzir músicas com nível profissional. Do que adianta eu ,o artista, montar uma música de sucesso se ela é numero 1 em torrents? Bem, temos o Show e tudo mais, mas não é garantia que eu terei espaço para isso se não for mais um hit especificamente de ROCK ou POP que pipoca nas  rádios. 

 Então, sugere-se o seguinte procedimento:


  • Baixe sem dó o álbum do artista
  • Veja o valor dele no mercado
  • E envie (correio, depósito bancário, sei lá) o valor para ele.
  • Na verdade, envie o valor que você achar justo.
  • Sinta-se de consciência limpa

Quais as consequências?
 O gravadora ou a loja online não vai roubar o lucro nem o mérito do artista. Imagine que os 99 centavos americanos sejam totalmente convertidos para o artista. Se 1000 pessoas procedem dessa maneira, o artista lucra não apenas 400 reais, mas sim quase 2000 reais. 5 vezes mais. Tudo bem, não se faz uma transferência bancária com 99 centavos e não é certeza que as 1000 pessoas vão enviar dinheiro. Contudo, algumas vão mandar um pouco mais, pois são fãs, outras menos, pois apenas gostam. Tirando uma média, e até desacreditando um pouco nessa ideia, o artista recebe 800 reais. O dobro da situação do iTunes.

 A discussão será aprofundada num outro tópico: Por que precisamos da música?

 The spirit of iTunes is NOT with you!




Nenhum comentário:

Postar um comentário